domingo, 17 de maio de 2009

Brasil: ordem e progresso a que custo?

Há três catapultas que impulsionam e lançam a violência a níveis cada vez mais alarmantes em nosso país: a ineficiência do Estado em implementar políticas públicas de segurança eficazes; a corrupção e o despreparo policial; bem como a omissão e resignação do Judiciário - ao arquivar processos contra o abuso aos direitos humanos, além de absolver possíveis responsáveis por tais crimes.

Não há como negar que o Brasil presencia uma interminável guerra civil. De um lado, facções criminosas, (cuja imponência é alimentada pelo "narcoconsumo" das classes médias e altas da sociedade) que comandam a partir do âmbito intra-carcerário ações urbanas nefastas que disseminam o pânico entre a população; do outro, a Polícia Militar, que em contra-ataque a tais atentados e na busca pela manutenção da "ordem", age muitas vezes de forma leviana, executando sumariamente cidadãos inocentes, destruindo famílias e mutilando a esperança daqueles que almejam um futuro de paz para a nação.

Em 2006, um episódio conhecido como Maio Sangrento assolou São Paulo. Os ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital), através de rebeliões nos presídios, invasões de agências bancárias e queima de centenas de ônibus, motivaram uma reação policial à altura. Nos dias subsequentes ao incidente, o índice de mortes violentas alcançou a margem de 483 registros. Os principais agressores: policiais; a maioria das vítimas: cidadãos jovens e pobres sem nenhum antecedente criminal.

Tão difícil quanto enfrentar a dor e a revolta pela perda de parentes e amigos, é saber que a violência é proporcional à impunidade em nosso país. Pior ainda é ter a certeza de que enquanto reinar o ostracismo através de uma guerra injusta - além da falta de compromisso efetivo dos três poderes com o âmbito social e a esfera pública - o jargão da bandeira nacional deve ser vislumbrado apenas como uma utopia.

2 comentários:

Gabriela Galindo disse...

Oi, Karen e Milson!
Sou seguidora do Blog Parabólica pro Mundo, e vi o blog de vocês, achei interessante resolvi acessar, ando meio sem tempo pra ler as postagens de amigos, mas é muito importante levar o blog de vocês em comparação, muito interessante mesmo.
Gostei do que vocês escreveram...
Tenho uma página por aqui também acessem se poder: www.gabigalindo.blogspot.com

Grande Beijo pra vocês!
E continuem no mesmo ritmo o blog de vocês está maravilhoso!
Parabéns!

Ialy disse...

aeee karen!! ae milson =D
nossa ta muito bom mesmo! ainda n li tudo mas tou lendo aqui e tou adorando
bjinhos(até amanha -.-)
Ialy

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates