Seguir por e-mail

domingo, 11 de julho de 2010

O Teatro Mágico - sua pressa e sua prece: mais cultura e menos alienação

 
Sob o mérito de ter vencido o monstro atroz da dependência ideológica e econômica exercida pelo corporativismo das gravadoras, a Amadurecência do sonho por uma mídia indepentente e popularizada emergiu e transfigurou-se da Pena e do papel para os palcos da vida. Numa tentativa audaciosa de resgate às raízes da conscientização social - por meio da militância política e dos manifestos proambientais - surgiu ante a marginalização das produções independentes um eclético espetáculo artístico: O Teatro Mágico.

Da miscelânea cultural de elementos distintos - circo, poesia, diversidade rítmica e musical - aflorou a criatividade de uma trupe de artistas que arriscam o nome e o Sobrenome para subir à Pedra Mais Alta a fim de disseminar as sementes da transformação social. Ecoando Notas, o sincretismo sintetizado no "Tudo Numa Coisa Só" conquista Uma Parte Que Não Tinha espaço outrora na música popular brasileira.

Consolidando a Nova MPB - Música Para Baixar -, a banda traça discussões sobre a reforma da Lei de Direito Autoral, cuja intenção visa à garantia do livre acesso ao conhecimento e à democratização da cultura no país. Através da interação direta com o público, debate-se o movimento de software livre ao rechaçar a implementação do jabá, bem como as nefastas tentativas de controle público-privado sobre a internet.

A combinação entre arte e crítica aos valores pré-estabelecidos - hibernados no meio musical desde o AI-5, na ditadura - apropriou-se da fé nada solúvel em uma nação menos desigual para desembaçar, por meio da arte, o espelho-Brasil que há muito tempo perdera seu fulgor. Ao romper com as amarras do paradigma dominante de que a "Sina Nossa" é a alienação pungente exercida pela mídia, a ideologia libertária entoada pela trupe alcançou desde os ouvidos do típico Cidadão de Papelão canarinho aos olhos das classes mais abastardas para a visualização do trágico horizonte de exclusão que permeia o seio coletivo.

O Teatro Mágico vislumbra pelo Retrovisor 6 anos de uma estrada repleta de obstáculos e realizações, dentre as quais a conquista de representatividade e força na luta pela democratização da cultura, provando que a nova lógica de mercado audiovisual não se sustenta apenas pelo investimento financeiro, mas também com o que o grupo traz arraigado consigo em sua essência: o talento inovador.

O lançamento do DVD do Segundo Ato representa mais uma conquista indispensável ao prosseguimento da batalha contra a música elitizada e sem conteúdo. Através do jogo de palavras, do mix de ritmos aparentemente imiscíveis e do envolvimento com a causa social, a presença d'O TM deixa o público Abaçaiado com a efervescência cultural jorrada pelo boom de informatividade e de carisma trazido a cada canção tocada.

Eu Não Sou Chico, Mas Quero Tentar definir em palavras o efeito mágico introjetado em cada coração ao se deparar com a manifestação da arte, em sua plenitude. A sinestesia, a vivacidade e a criatividade não são as únicas virtudes das estrelas da mídia. Não importa sua origem, elas têm uma responsabilidade a cumprir: manter acesas as brasas da revolução por cima das cinzas da ignorância. Sintaxe à Vontade para entrar nessa trupe e revolucionar o mundo em que vivemos através da melodia da igualdade. Afinal de contas, a poesia prevalece.

www.oteatromagico.mus.br

4 comentários:

Rakky Curvelo disse...

Caramba!

O texto realmente merece o prêmio! Parabéns!

Dá uma olhada no meu, não ganhei, mas eu gostei de participar! www.blogdarakky.wordpress.com

Iesus disse...

salve salve Milson e Karen
parabéns pela vitória do concurso blogueiros TM
tambem estava concorrendo mais enfim nao deu pra gente hehehehe mais oq importa é divulgar o trabalho deles e tals...
enfim meu blog tem um podcast e toda terça vai um programa ao ar, e essa semana vamos dar os parabéns aos ganhadores e disponibilizar o link de vcs, então se quiser conferir na terça o podcast vai estar no blog....
abraço e mais uma vez Parabéns...

Ialy disse...

A poesia prevalece!!!
Caramba, OTM é viciante... Por coincidência ou n eu tava tentando tocar umas musicas do teatro magico agora... mas n tem como... eu só consigo ficar parada ouvindo e admirando essa coisa maravilhosa... E parece que quando mais vc ouve mais vc quer ouvir... sem palavras... ( e sem argumentos tbm)

Ai eu lembrei agora... de uma frase que p mim é muito significativa:

“O sistema é nervoso, mas te acalma com a programação do dia: na tua tela, querem ensinar a fazer comida uma nação que não tem ovo na panela"

Iesus disse...

http://papofandangos.wordpress.com/
pedão esqueci de passar o link huahauuhahuaa
abraço até mais qualquer coisa só entrar em contato com a gente

@inhesus
@papofandangos

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates