Da miscelânea cultural de elementos distintos - circo, poesia, diversidade rítmica e musical - aflorou a criatividade de uma trupe de artistas que arriscam o nome e o Sobrenome para subir à Pedra Mais Alta a fim de disseminar as sementes da transformação social. Ecoando Notas, o sincretismo sintetizado no "Tudo Numa Coisa Só" conquista Uma Parte Que Não Tinha espaço outrora na música popular brasileira.
Consolidando a Nova MPB - Música Para Baixar -, a banda traça discussões sobre a reforma da Lei de Direito Autoral, cuja intenção visa à garantia do livre acesso ao conhecimento e à democratização da cultura no país. Através da interação direta com o público, debate-se o movimento de software livre ao rechaçar a implementação do jabá, bem como as nefastas tentativas de controle público-privado sobre a internet.
A combinação entre arte e crítica aos valores pré-estabelecidos - hibernados no meio musical desde o AI-5, na ditadura - apropriou-se da fé nada solúvel em uma nação menos desigual para desembaçar, por meio da arte, o espelho-Brasil que há muito tempo perdera seu fulgor. Ao romper com as amarras do paradigma dominante de que a "Sina Nossa" é a alienação pungente exercida pela mídia, a ideologia libertária entoada pela trupe alcançou desde os ouvidos do típico Cidadão de Papelão canarinho aos olhos das classes mais abastardas para a visualização do trágico horizonte de exclusão que permeia o seio coletivo.
O Teatro Mágico vislumbra pelo Retrovisor 6 anos de uma estrada repleta de obstáculos e realizações, dentre as quais a conquista de representatividade e força na luta pela democratização da cultura, provando que a nova lógica de mercado audiovisual não se sustenta apenas pelo investimento financeiro, mas também com o que o grupo traz arraigado consigo em sua essência: o talento inovador.
O lançamento do DVD do Segundo Ato representa mais uma conquista indispensável ao prosseguimento da batalha contra a música elitizada e sem conteúdo. Através do jogo de palavras, do mix de ritmos aparentemente imiscíveis e do envolvimento com a causa social, a presença d'O TM deixa o público Abaçaiado com a efervescência cultural jorrada pelo boom de informatividade e de carisma trazido a cada canção tocada.
Eu Não Sou Chico, Mas Quero Tentar definir em palavras o efeito mágico introjetado em cada coração ao se deparar com a manifestação da arte, em sua plenitude. A sinestesia, a vivacidade e a criatividade não são as únicas virtudes das estrelas da mídia. Não importa sua origem, elas têm uma responsabilidade a cumprir: manter acesas as brasas da revolução por cima das cinzas da ignorância. Sintaxe à Vontade para entrar nessa trupe e revolucionar o mundo em que vivemos através da melodia da igualdade. Afinal de contas, a poesia prevalece.